Dia do Técnico

05 de Novembro: Dia do Técnico Agrícola

Nesta data, ciente do papel indispensável dos Técnicos Agrícolas na produção de alimentos, no abastecimento interno e na força das exportações do agronegócio, a FENATA, juntamente com os Sindicatos e Associações estaduais, parabeniza estes valorosos profissionais.

Mais do que uma celebração, manifestamos nosso orgulho em defender a dignidade de quem vive a terra no dia a dia. Nos últimos anos, a categoria vem colhendo os frutos de décadas de organização política e administrativa. Hoje, desfrutamos de avanços profissionais conquistados através de ações judiciais firmes e, principalmente, pela nossa independência administrativa.

Por isso, as entidades representativas convocam todos os Técnicos Agrícolas a continuarem participando ativamente dessa jornada. A luta, que antes era pela criação do nosso Conselho, hoje é pelo fortalecimento das nossas atribuições e pela garantia do nosso espaço legítimo no mercado de trabalho.

Por que 05 de Novembro?

A escolha da data não foi por acaso. O dia 05 de novembro foi instituído em 1988, por iniciativa da FENATA durante um Encontro Nacional em Brasília. O objetivo era homenagear a data de promulgação da Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968, a legislação mãe que regulamentou oficialmente o exercício da profissão no Brasil.

O Reconhecimento no Congresso Nacional

A oficialização da data no calendário nacional passou por importantes trâmites legislativos. Em 2004, surgiram as primeiras iniciativas na Câmara dos Deputados.

O pioneirismo coube ao então Deputado Federal José Ivo Sartori (que posteriormente viria a ser Governador do Rio Grande do Sul), com a apresentação do Projeto de Lei nº 2.896. Embora o projeto tenha sido arquivado na época devido à eleição de Sartori para a prefeitura de Caxias do Sul, a semente estava plantada.

A consolidação veio em 2009, quando o Deputado Mendes Ribeiro Filho apresentou o Projeto de Lei nº 6.040. Aprovado em todas as comissões da Câmara e do Senado, o texto seguiu para o Palácio do Planalto, sendo sancionado pela Presidência da República e garantindo aos Técnicos Agrícolas um dia oficial de reconhecimento em todo o país.


"A Diretoria da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas homenageia, neste importante dia, a força e a competência de todos os Técnicos Agrícolas do Brasil."